terça-feira, 22 de julho de 2008

Fadas

Fadas? Quem disse que elas existiam? Isso são apenas coisas que se dizem aos mais novos. Fala-se em Fadas Madrinhas, as Fadas dos Dentes e pouco mais, agora que elas existem?
Bem, eu sempre acreditei e penso que isto é tudo uma questão de convicção. Desde sempre que acreditei e imaginei como serão as fadas que tanto desejo ver.
Sempre tive o meu próprio sonho, de um mundo recheado de fantasia. Começo por imaginar um bosque gigante, com enúmeras árvores banhadas por lagos e fontes de água. Nesse bosque existe a Casa do Bosque, que é habitada por uma mulher que escreve histórias reais sobre a vida das fadas. Tal e qual como um conto de fadas.
Essa história fala de pequenas características como: as fadas enquanto seres fantásticos, que protegem os seres humanos ou intervêm magicamente nos seus destinos para evitar as coisas más. Usam vestidos brilhantes, tiaras e algumas usam varinhas de condão com poderes mágicos.
As fadas, na história, gostam muito de arroz, couve-flor e salada de alface. Adoram pudim de leite, bolo de chocolate e algodão doce.
Mas isto, é apenas uma história. No entanto, a mulher acredita mesmo na existência das fadas e sabe que elas estão à sua volta. Sabe também que existem fadas boas e más ! As fadas boas são generosas e prestáveis. Ajudam e apoiam. Geram harmonia e estabilidade. Procuram a alegria, a felicidade e o amor. As fadas más devem ser afastadas dos humanos. Estão na terra a procurar pelas maiores crueldades.
é de facto um mundo encantado, que para muitos é totalmente irreal. Mas porquê?
S.Tomé dizia " é necessário ver para querer ". Sem dúvida. Mas peço desculpa, eu acredito. Acredito na existência das fadas enquanto seres maravilhosos e únicos. Como ... um pequeno fenómeno da Natureza onde só em sítios muito especiais é possível encontrá-las.
Pode ser apenas um simples sonho, mas encanta-me a imaginação que vai para além das árvores e dos lagos. Imaginar um largo no meio de um bosque, cheio de fadas voadoras entre duendes e gnomos, numa dança como um ritual.
As fadas, no meu sonho, respiram profundamente o ar húmido, pesado, com todos os vivos aromas do bosque e doce incenso que vem da casa do bosque.
São cercadas por ervas sagradas que servem para purificar o ar. De tal forma que conseguem servir o espírito fazendo com que deusas sagradas descam das noites de lua cheia.
As fadas são alegres. Mas choram pois predizem coisas más. São queridas por mim....
As estrelas brilham no céu e as fadas brilham na terra.
À noite, as ervas doces são lançadas à fogueira. Um forte e fresco aroma a flores silvestres paira no ar e todas as fadas dançam. A Deusa grita : " Eu sou a verde terra que vos embala o útero das águas " - as fadas brilham e voam mais alto para honrar quem fala - a Deusa.

Como é bom sonhar...! Sempre o fiz ! E hei-de continuar a fazê-lo. É como se fosse de facto um mundo imaginário...
Acredito nas fadas, não porque as tenha visto, mas porque elas são necessárias para que o mundo não se perca no pragmatismo e no dia-a-dia do costume, que lentamente (parecendo que não ) mata as nossas fantasias e ilusões.
São as fadas que nos fazem descobrir que também temos alma e ela faz parte de uma alma universal. Fazem-nos recordar que somos algo mais do que simplesmente máquinas de produzir e consumir. Somos humanos, e por isso sonhamos. E enquanto sonharmos, podemos acreditar.

" As fadas não são uma fantasia, mas sim uma conexão com a realidade " - Brian Froud

2 comentários:

AndreT disse...

Como se costuma dizer - "Quando parares de sonhar, vais parar de viver." Por isso nunca o deixes. Beijos

Raquel disse...

Estou contigo Querida!
As fadas existem mesmo, existem aqui e ali, e bem dentro de nós. Podes crer que se chamares por elas elas ajudar-te-ão!

Não vemos o Vento, apenas o sentimos... Acontece o mesmo com as Fadas =)

Beijinho grande**

PS-gostei imenso deste teu espacinho =)

*