sábado, 12 de julho de 2008

Amizade

Amizade... sentimento lindo e profundo! Faz girar o mundo! Gera a nossa sobrevivência e afirmo-o com convicção! O que seria de nós sem amigos? Sem um único amigo?
A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. E nós, enquanto seres humanos sociais, necessitamos de contacto social, de desenvolver relações sociais para nos desenvolvermos, a nível cognitivo, a nível emocional bem como a nível físico.
Quando nascemos, estamos "isolados" de tudo. E com o passar do tempo, ao crescermos, começamos por criar relações com outras pessoas. Dessas relações nasce (ou não) uma amizade. Com ela, crescemos, aprendemos, sofremos, sorrimos, choramos... penso que seja quase impossível definir todas as emoções que uma verdadeira amizade traz consigo. No entanto, penso que é de extrema importância salientar que, qualquer amizade ( bem como qualquer relação entre duas pessoas ) requer que ambas se esforçem por alimentar essa mesma amizade. Requer investimento, esforço, paciência, solidariedade...
Lembro - me quando era criança, de dizer tantas e tantas vezes - " Queres ser minha amiga hoje? " - como quem diz, hoje serás se quiseres, mas amanhã posso eu não querer que o sejas!!!
Incrivel não é? O conceito de amizade somos nós que o formamos. E muitas amizades perdi, talvez porque tinha um conceito diferente e não caminhávamos na mesma direcção.
Amigo(a) é aquele(a) que está aqui, bem perto de mim mesmo que esteja do outro lado do mundo mas eu sei que ele está ao meu lado, que me ouve, que me fala quando preciso que fale comigo, que se alegra quando estou alegre, que fica tão feliz ou mais com as minhas vitórias, que chora quando eu choro mesmo sem razão, que me dá "uma chapada sem mãos" quando não vejo a verdade e a razão, que me diz que estou errada e me mostra o caminho certo, que me dá a mão quando estou sozinha, que me diz " tem calma, eu estou aqui para tudo " ( e está mesmo ), que se ri das minhas piadas mesmo quando não têm sentido nenhum, que me olha com pena quando tenho uma saída infeliz e mesmo assim diz - me " para a próxima sais-te melhor ", que tem esperança em mim...que me dá luz quando tudo parece um céu de escuridão.
É impossível definir o que é a amizade. É um sentimento que não se explica, mas apenas que se sente.
Por vezes, amizades saiem-nos caras, perigosas, somos atraiçoados. Investimos tanto numa relação amigável e depois saímos a perder. De que forma podemos adivinhar isso ? Podemos prever se uma pessoa vale a pena ou não?
A amizade é feita e baseada de provas. De acções. A confiança não se dá, mas sim ganha-se, com o tempo. A oportunidade está constantemente presente numa relação. A oportunidade de mostrarmos que valemos a pena, que estamos dispostos a dar mesmo sem receber, e que erramos como qualquer ser humano, mas mesmo assim, iremos merecer o perdão. Ser amigo... é também saber perdoar!
Hoje em dia, posso dizer, que grande parte do que sou, é graças aos meus amigos, aqueles que me têm vindo a acompanhar nesta longa caminhada, que sempre acreditaram em mim, que estiveram sempre a meu lado, que se riram quando eu me ri, que choraram ao meu lado quando eu chorei, que me respeitaram mesmo quando estava em caminhos tão diferentes, que presencearam as minhas quedas e logo me deram a mão para me levantar para estar hoje de pé. A vocês, que de pé assistem as minhas vitórias e os meus sucessos, agradeço-vos!!! Sem vocês, nada era possível.
Um amigo, é como uma vela. Pode fazer muuuuito vento, pode mesmo até chover e tentar apagá-la. Mas se quisermos, temos sempre por perto um fósforo para a acender outra vez.
Nenhum caminho é longo demais quando um Amigo nos acompanha!!!
Dedicado à minha família e aos meus amigos

1 comentário:

AndreT disse...

Já o poeta britânico George Herbert dizia - "Viver sem amigos é morrer sem testemunhas" Não creio que alguém consiga viver feliz sem amigos. E todos os teus amigos são certamente muito felizes em ter uma amiga tão dedicada como tu és! Beijos grandes!