sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Festas de Família

O ritual das festas de família, algumas delas transformadas em acontecimentos sociais - desde o baptizado às bodas de ouro, passando pelos aniversários dos vários membros, os sucessivos natais e páscoas, o casamento, etc. - ajudam-nos a viver melhor e a inscrever na memória momentos, únicos, que passam a fazer parte da história da pópria família.
Essencialmente, as festas de família são ( ou deveriam ser ) um tempo de descontracção psicológica, momentos em que se atenua o espírito de competição, se reduzem os conflitos e se vive a alegria e o gasto. Nestas comemorações familiares, predominam o afecto e a cumplicidade. E celebram-se a união e a amizade!
Tenham ou não uma componente sagrada ( como é o caso do Natal ), hoje as festas do(s) calendário(s) familiare(s) são sobretudo profanas. Mas mesmo as festas profanas dão lugar a ambientes especiais, onde as pessoas se reúnem para comemorar. Preparam-se pratos e bebidas, cuida-se a decoração, vestem-se roupas bonitas e trocam-se presentes.
As crianças, sem dúvida os maiores apreciadores das festas, são também o seu principal móbil. Elas gostam especialmente de enfeitar-se, receber e dar presentes, estar em festas e partilhar a sua alegria... bom e claro... comer os doces!
Momentos mágicos para o universo familiar, as festas de família são também fundamentais para a socialização de todos os elementos da família. Este tipo de rituais devem conservar-se e são revalorizados nos tempos actuais, como resposta às necessidades de reforçar referências numa sociedade onde as famílias estão dispersas. É necessário reavivar os laços que as unem para reforçar as identidades familiares, que implicam todos os aspectos simbólicos da união, da força, da solidariedade, para além de toda uma rede de referências.
Estes momentos de festa, são também fundamentais para a naturalização das relações inter-geracionais, numa época em que, no dia a dia, estamos "engavetados" por idades...
No entanto, acredito que para superar as dificuldades que hoje as famílias (dispersas e com reduzido número de filhos ) têm, relativamente ao conceito de família alargada, formam-se grupos de amigos com os quais se mantêm relações «familiares» alternativas, com base em laços não consanguíneos.
As festas, as festas referidas acima e mesmo qualquer tipo de festa em si, são sinónimo de alegria, barulho e movimento! São indispensáveis ao equilíbrio social e constituem para todos momentos mágicos, em que a imaginação se junta à realidade.
As festas em família, acabam por ser momentos lúdicos de ruptura com o quotidiano e são sem dúvida essenciais para o equilíbrio psicológico e familiar.
No entanto, hoje há festas em imensas casas ( portuguesas ) apenas no sentido de se cumprir o processo habitual de um calendário, há festas a menos no sentido lúdico do prazer e do divertimento.
Mas ... não é verdade que as festas divertem ( no sentido da palavra ) uma família ??
As festas são necessárias ao equillíbrio das pessoas e das famílias, mas com a sua passagem de uma dimensão lúdica a uma dimensão ritualizadam elas tendem a confrontar as pessoas e as famílias com as suas dificuldades e os seus ... fantasmas. ( Cada família sabe quais são os seus ).

Recordo as minhas festas.
As minhas festas de aniversário transbordavam de alegria. Família, Amigos, Comida, Muita comida..., brincadeiras, jogos, presentes, mas ao mesmo tempo muita paz!!
As minhas festas de Natal, foram e ainda são extremamente importantes pois dão-me uma noção de pertença a um grupo, e esse grupo são os " meus ". É como um rito de socialização, sim mas não deixam de ser momentos mágicos!

Sempre fiz questão de fotografar ou filmar esses momentos mágicos. Quem não me diz a mim, que ... amanhã, possa fazer parte de uma família... que segue apenas o calendário ... e eu queira partilhar com eles ( com esse meu novo grupo ) os momentos que tive ? Talvez assim, iremo-nos unir e ver que as datas felizes para as famílias são sempre de festejar....

Saudades daquelas mesas cheias de doces...
Saudades das luzes de Natal...
Saudades dos balões coloridos...
Saudades dos pequenos grandes amigos...
Saudades ... da minha avó !

Vou ver as fotografias e volto já !!!

Sem comentários: