segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ser ou Criar?

Com o passar do tempo, à medida que crescemos, surgem certas dúvidas. Aquelas dúvidas a que alguns chamam de " dúvidas existenciais ".
Eu tenho as minhas. E não são poucas acreditem...! Mas sinto-me bastante bem com isso. São as respostas a essas mesmas dúvidas que me vão tornando uma pessoa mais realizada e de acordo comigo mesma.
O contacto diário com as pessoas, as leituras que fazemos, aquilo que vimos e assistimos... ajudam-nos a tornarmo-nos pessoas certo? A desenvolvermo-nos.
Desta forma, eu tenho uma dúvida: Nós somos aquilo que somos e estamos destinados a isso ou cada dia que passa vamo-nos criando ?
Teorias e ideias apontam para a seguinte ideia: Nascemos " assim " , vivemos " assim " e morrermos tal e qual da mesma maneira.
No entanto, também existe um vasto número de opiniões e teorias que apontam que ao longo da nossa vida estamos em constante mudança. Sempre à procura do equilíbrio. Moldamo-nos às pessoas, adaptamo-nos às situações, mudamos os obstáculos... Estamos sem dúvida num processo evolutivo ( ou não ) para nos tornarmos de x maneira.
Não querendo concordar com nenhuma opinião mas sim ver cada uma a olho nu.
Olhando para a primeira ideia: nascemos num meio familiar e recebemos determinada educação baseada em valores e princípios que em grande parte definem aquilo que supostamente iremos ser. Na escola temos experiência com o primeiro contacto entre colegas e amigos e absorvemos toda ou quase toda a informação que nos é transmitida.
Enquanto adolescentes, conhecemos o verdadeiro sentido da amizade, temos o nosso primeiro amor, as experiências proibidas e aquelas que à partida só são permitidas com aquela idade, criamos os nossos primeiros pensamentos e ideais de vida, revoltamo-nos e adaptamo-nos.
Quando somos adultos, continuamos com os mesmos ideais ? Com as mesmas ideias?
Quando somos idosos, pensamos exactamente da mesma maneira que pensávamos quando tínhamos 15, 16, 17, 18 anos ?!?
Até que ponto aquilo que nos é transmitido e é por nós adquirido na infância se mantém ao longo da vida? Somos aquilo que somos ou estamos toda a nossa vida a criar o nosso ser? Somos ou criamos ?
Olhando para a segunda ideia ( de nos criarmos a nós próprios ) : Tudo aquilo que experienciamos e temos conhecimento são um factor de mudança ou são apenas mecanismos de passagem na nossa vida?
Pergunto-me várias vezes se tudo aquilo que vivi não foram razões suficientes para me tornar a pessoa que sou hoje. Tento reflectir nos momentos mais marcantes e mesmo até naqueles que não tiveram tanta importância ... pois acabam sempre por ter. Nada é em vão, ou é ?
Afinal ... estamos aqui para aprender e melhorar com essa aprendizagem ... ou simplesmente para viver e viver e viver ... não importando o impacto que tudo isso tem em nós ?
Eu acredito na mudança constante. Mesmo assim ... acredito que o que sou hoje ... também o irei ser amanhã e atrevo-me a dizer daqui a uns anos.
Nada é em vão. Aquilo que vivemos torna-nos pessoas melhores ou piores e isso é sem dúvida um processo de mudança. Mas... aquilo que aprendi e vivi quando era criança foi espantoso. E quero que o continue a ser, nunca me esquecendo que hoje sou uma pessoa diferente.
Somos aquilo que somos e com isso ... criamo-nos. O que somos hoje em dia foi aquilo que nós próprios nos criámos. Parece-me confuso ... e não o deveria dizer.
Há quem diga que a vida é uma escola e que estamos aqui para aprender. Mas pelo vistos estamos aqui apenas para recordar e criar quem somos e não para mudarmos.
Afinal de contas, a escola é um sítio onde eu vou se houver algo que não saiba e queira saber. Não é um sítio onde vou se já sei uma coisa e quero simplesmente experienciar.
Com a nossa vida, parece que se passa o mesmo. É uma oportunidade que temos para experenciar aquilo que já sabemos. E de facto, para isso não precisamos de aprender nada. Precisamos apenas de recordar aquilo que sabemos e agir com base nisso.

Mas ... afinal de contas, somos aquilo que somos ou estamos a criar-nos dia após dia ?

Dúvidas existenciais irão sempre existir e como disse no ínicio não me sinto mal por isso, bem pelo contrário: Sinto - me bem e realizada.

2 comentários:

ChupaApalmadAminhAmao disse...

Claro que nos somos sistemáticamente "criados" diariamente. Felizmente até temos o poder da conscienca, até os proprios animais são daqui a dois dias o que se tornaram amanhã. Um dos grandes erros, se nao o princiapl, da mentalidade social é ter incutido essa pensamento estagnante de que somos seres "estáticos" (sabes bem que nem uma pedra o é - sabes bem que a pedra é energia - sabes bem que a energia é movimento).

Babilonia disse...

Essa mentalidade é baseada da necessidade do homem se proteger contra si proprio (tem medo de se aperceber que ele nao é nada - e é tudo), entao cria identidades...bm, acho que o ivan explica-te isso pois está relacionado com o ego (percepção de nós proprios através do exterior). Até as pessoas mais vividas mudam, e como me deste a entender, concordo contigo que cada pessoa cria-se através daquilo que É(conciencia). Portanto, algo a faz mudar, - COM CONSCIêNCIA, - acredita que sao as suas necessidades. As necessidades derivam do que faz a pessoa feliz (uma pessoa pode ser feliz ao acreditar que a raça branca é superior á negra), neste caso nao sente necessidade de mudar.

Ah... sou eu a monica, a outra do coment tb. Olha ha anos que n vinha ao blog. lol. Vim porque voces me lembraram que existe.