quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Época Natalícia

Penso que este artigo deveria ter sido publicado mais cedo. Faria mais sentido ter sido publicado antes do Natal com uma imagem radiante e cheia de brilho, alegria e emoção. Com mensagens de valor desejando um Bom Natal a todos. Mas... não. Escrevo este artigo precisamente depois do Natal pois não venho propriamente admirar esta época que para a grande maioria, é uma época de alegria e felicidade.
Lembro-me quando era muito nova pegar em todos os catálogos de brinquedos e marcar com um x aqueles que mais queria. Depois disso, seleccionava-os novamente para retirar alguns da lista e assim por diante até ficarem apenas dois ou três presentes. Sim, era sem dúvida muito generosa com o Pai Natal ( digo eu ).
O Natal para mim, era aquela época esperada ansiosamente ao longo do ano. Recebia sempre no prinípio do mês de Dezembro um calendário com chocolates e cada dia que passava para mim era um paço cada vez mais perto do "pápá" de barbas e fato vermelho. O grande mistério...
Na véspera de Natal olhava para a chaminé da minha cozinha e perguntava-me como é que ele iria entrar sem ninguém ouvir. Como é que ele chegava perto da árvore de Natal sem os meus pais o ouvirem. Mas depois rapidamente me lembrava que o Pai Natal era amigo e tinha feito uma espécie de acordo com todos os pais que à meia noite iria entrar em todas as casas, ao mesmo tempo e deixava os presentes. Apressava-me então em ir para a cama e conseguir adormecer antes da meia noite.
Confesso. Para mim o Natal era praticamente isto. Recebia os meus familiares em casa e isso era sem dúvida também uma alegria para mim mas o que interessava mesmo, eram os presentes...
Com o passar do tempo, novas ideias foram-me transmitidas. O Natal é aquela época em que as pessoas se reúnem, são boas umas para as outras, partilham boas emoções e sentimentos. É uma época de magia em que as pessoas ficam felizes. É uma época de paz, de amor e harmonia. Esforçava-me por perceber tudo desta forma e claro... pôr em prática!
Hoje... olho para tudo isto e vejo que nada bate certo ou então fui eu que mudei, mas para o lado errado.
Harmonia não existe. Paz... onde é que ela está ? Amor ? Já o vi ... ! União... sim em algumas casas...
No entanto o meu pensamento quando era criança mantém-se relativamente aos presentes. Sim os presentes é que intressam!!! Para muitos portugueses Natal é sinónimo de dar e receber, ponto. Para muitos portugueses, o Natal é uma época de consumismo. Ou seja, claro que é uma época de alegria.
Mas agora pergunto-me : e aqueles que não têm ninguém e nada recebem ? e aqueles que passam o Natal sozinhos ? e aqueles que perderam alguém próximo nesta época?
Atrevo-me a dizer que quase nunca temos esta consciência. É fácil preocuparmo-nos com o que vamos dar e obviamente pensamos no que vamos receber ... mas nunca nos lembramos daqueles que nada têm ! Como é que eles passam o Natal ? O que é o Natal para eles ? É também uma época de alegria e união ? De partilha ? Sim ... mas com quem ??
Este ano quis ser diferente. Foi tarde, é um facto ... mas mais vale tarde do que nunca certo?! Os meus presentes foram dados aqueles que mais desconhecia.
Antes da meia noite apressei-me a sair de casa para percorrer grande parte da cidade de Lisboa. Não via quase ninguém na rua e por momentos pensei : "o que é que eu estou a fazer ??? O Natal é passado em casa não aqui ... na rua".
Mas por íncrivel que pareça, à medida que ía descendo a parte baixa da cidade começei a ver muitas pessoas na rua. "Estranho ... estes não sentem o Natal como eu ... Estes preferem passar aqui". Será ??
Abri a bagageira do carro e retirei toda a comida que tinha trazido de casa. Trazia quase todo o tipo de comida.
Passei perto das pessoas e cuidadosamente, perguntei-lhes: " Querem algo para comer ? Trouxe bolos entre outras coisas..."
" NÃO QUEREMOS QUE TENHA PENA DE NÓS. O NATAL NÃO É AQUI. É EM CASA. NÃO QUEREMOS COMIDA NENHUMA "
Congelei!!! Fiquei quase sem reacção. Baixei-me perto deles e sem querer insestir deixei a comida perto de cada um .
Continuei a percorrer a cidade e encontrei novas pessoas. Fiz-lhes a mesma pergunta.
"CLARO. MUITO OBRIGADA. DEIXEI AÍ E COMA CONNOSCO ". Assim o farei, pensei.
Sentei-me na pedra gelada e comi carinhosamente na companhia de estranhos. E sim ... isso foi o momento mágico que tive este Natal. Ver a união entre nós, a alegria deles, o sorriso de todos, a harmonia que se pôs...
Despedi-me congelada com o frio. Sim fazia muito frio naquela pedra onde eles dormem.
Reflecti sobre todas estas questões e irritei-me comigo mesma. Porquê fazer isto apenas hoje? Porque não fazer isto todos os dias???
Natal não é hoje. Natal foi ontem e será amanhã também . Natal é quando quisermos ( como dizia Fernando Pessoa ).
Natal ... é muito mais do que dar um presente. Natal é pensado, sentido e vivido mas nunca de uma forma egoísta e consumista. Natal é partilha sim mas aqueles que não têm!
Não quero nunca deixar uma visão negativa do Natal e honestamente, não quis nunca criticar a forma como cada um vive. Apenas... partilhar a minha experiência vivida, que foi sem dúvida um espírito natalício... mágico, cheio de magia!!

A prepósito... espero que tenham tido um Feliz Natal*

1 comentário:

Unknown disse...

Grande atitude! Uma atitude muito solidaria e despida de egoismo. Muitas vezes passa pela cabeça de muitos com certeza, realizar o tipo de acçao que tu realizaste mas infelizmente , apesar de nao parecer o que tu fizeste pode ser considerado como uma verdadeira proeza. Abdicar do natal com a familia , dos presentes, do convivio, do conforto proporcionado pelos que nos rodeiam no nosso dia a dia, é, já por si só muito dificil especialmente numa altura tao importante como o natal. ( o natal é pra mim uma época muito importante, nao pelas prendas mas por ser a unica altura do ano em que tenho a oportunidade de reaver quase toda a minha familia). Pode ser que para o ano tome uma atitude semelhante e experimente essa sensação que experiencias-te com pessoas menos afortunadas.
É verdade que nao deviamos esperar o natal para abrirmos as portas dos nossos coraçoes aos outros para sermos solidarios e atingirmos uma paz de espirito que é capaz de nos fazer aderir a novas experiencias, onde a amizade, a partilha e a bondade estao de mãos dadas, mas infelizmente no mundo de hoje penso que já é muito bom termos pelo menos um dia em que somos todos mais compreensivos e tolerantes com os outros e consigamos viver pelo menos nesse dia em harmonia com o resto do mundo. É verdade que o natal devia ser todos dias , mas enquanto houver natal uma vez por ano, que nesse dia estejamos todos unidos pelo Bem comum e que façamos o melhor pelo proximo seja ele familiar amigo ou um completo desconhecido.