terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Dá-me a tua mão...

"Se lhe deres a tua mão esquerda, x diz-te exactamente o que se passa neste momento ctg...".
Na brincadeira e com muita curiosidade apressei-me a dar a minha mão a uma pessoa com quem nunca tinha falado. Nunca lhe tinha contado nada, rigorosamente nada sobre a minha vida. Quem sou, como me chamo, o que gosto, o que não gosto, pelo que já passei, do que tenho medo, do que me fascina... Nada!
Num espaço pouco ou nada acolhedor, com muita chuva lá fora foram-me ditas palavras de um modo bastante carinhoso, olhos nos olhos e com bastante tranquilidade. Num espaço de ... minutos, poucos minutos, x disse-me aquilo que eu ando a descobrir ao longo dos meus anos. Disse-me exactamente aquilo que eu não queria ouvir e que era verdade, aquilo que eu sabia e gostava e que era sem dúvida verdade!
"Mas afinal, quem és tu ?!?" Ri-me ao mesmo tempo por estar tão surpreendida mas ao mesmo tempo ... assustada.
Será possível uma pessoa que nunca trocou uma palavra comigo conhecer-me melhor que pessoas que me acompanham diariamente ? Amigos e amigas ?
Quiromancia ... é como é chamada esta ... arte (?)
As nossas mãos são os nossos orgãos que nos dão o contacto com o mundo material. São elas que nos ajudam a descobrir o contacto físico, a sentir o toque e a "agarrar" aquilo que necessitamos.
Para aqueles que acreditam, a palma da mão fornece uma vasta informação sobre cada um de nós. A palma da mão acaba por ser um verdadeiro mapa para o estudo do conhecimento individual. Que segredos esconde? Quantos segredos esconde aquela pessoa que achamos conhecer tão bem ... e no fundo a sua mão revela-se outra coisa completamente diferente?
Podemos ver a personalidade de uma pessoa através das mãos?
Investiguei sobre o assunto e fiquei fascinada! Como é possível determinarmos características de uma pessoa através das linhas das mãos, grossas ou finas, pequenas ou grandes, de temperatura quente e húmida ou frias e secas?
As lendas contam que o filósofo grego Aristóteles, que dizia que a mão é o " principal órgão" do corpo, ensinou quiromancia ao seu mais famoso pupilo, Alexandre o Grande.
Dizem também que Júlio César acreditava ter tanta habilidade para decifrar palmas da mão que julgava seus homens pela aparência das suas mãos.
Fiquei... indignada talvez com isto! Escolher uma pessoa através da sua mão ?
Por esta lógica faria sentido escolhermos a pessoa com queremos casar olhando para a palma da sua mão ?
Pergunto-me se as pessoas não valem por aquilo que são interiormente e isto não é querer estar ligada ao interior nem nada parecido ... simplesmente ... considero altamente improvável uma pessoa ser categorizada pelas linhas que a sua mão contém ! Mas ... a verdade é que aconteceu comigo e aconteceu de forma " real ". Há quem me diga agora... " isso foi apenas uma coincidência ..." e eu pergunto : " será mesmo coincidência ? " Que grande coincidência ...
Continuei a pesquisar ( e ainda continuo confesso ) e descobri uma opinião bem diferente. A opinião de Leonardo da Vinci. Entre os livros que o mesmo escrevia, encontravam-se alguns tratados de astrologia, fisiognomia e quiromancia, o que se compreende, se pensarmos na variedade de interesses do pintor toscano. É interessante conhecer o seu pensamento acerca destes temas, que na sua época tal como hoje em dia dividiam a opinião pública.
No Tratado da Pintura, Leonardo da Vinci escrevia: " Não me alargarei em temas como a fisiognomia e a quiromancia porque nelas não há nenhuma verdade [...] É certo que os sinais do rosto mostram a natureza dos homens [...] Mas no mesmo momento pode morrer um grande número de pessoas numa guerra e todas elas tinham as linhas das mãos diferentes. "
Tantas opiniões e tantas visões que me fazem pensar e questionar cada vez mais! No fundo, tudo isto fica ao critério de cada um certo? Cada um tem as suas crenças e cada um acredita naquilo que quer! Faz parte ... e a vida é sempre feita de escolhas!
Agora... não deixa de me fazer confusão o facto de ser possível conhecermos uma pessoa através da sua mão. Faz - me confusão afirmarem-nos que o nosso destino vai ser assim ... quando olham para as nossas mãos.
Sempre acreditei que o destino .. eramos nós que o fazíamos. Sempre acreditei que o destino muda a cada segundo que passa e está sempre a mudar mediante as escolhas que fazemos...
mas afinal .. descobri que as linhas das nossas mãos também mudam ....

- "Dás-me a tua mão?"
- "Não sei ..."

Sem comentários: