quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Inverno

Saio de casa apressada. Saí à pouco do banho quente de cabelo lavado e penteado, roupa quente e confortável e mal abro a porta de casa... Chuva!
"Oh não! Não acredito que está a chover...! Porcaria de chuva. Porcaria de Inverno!"
Inverno ... estação do ano que para muitos é sinónimo de chuva, frio, vento, gripes e constipações, mau estar, dias tristes, roupas escuras...sinónimo de tristeza.
É assim mesmo ?
O Inverno tráz consigo beldades únicas e incríveis. Cores mágicas, fenómenos lindos, dias bonitos.
Para quem se casa no Inverno, costuma-se dizer que o casamento irá ser abençoado pela chuva.
Hoje, aborrecida com a chuva e com o frio pensei duas vezes antes de " estragar " o meu dia. Pensei: até que ponto é possível o meu dia tornar-se chato por causa da temperatura? Ou por causa da água que inundava tudo por onde andava ...
Experimentei algo diferente, que não é novidade nenhuma para muitos.
Aceitar o Inverno e de certa forma, apreciá-lo.
É certo que ainda não estamos no Inverno mas o tempo já mostra os seus sinais.
Escolhi uma roupa quente com cores escuras mas bonitas. Apressei-me a mudar de disposição. Disse a mim mesma : " Que dia lindo que está ".
Fui directa para Belém - zona de Lisboa, perfeita para se passear num dia de Verão ou Primavera.
Procurei um sítio onde pudesse estar à vontade; livremente! Não pude deixar de comprar os clássicos pastéis de Belém.
Sentada num jardim, reodeada de lagos, olhei para cima: o céu estava verdadeiramente escuro e cinzento. Ao princípio diria: feio, mas não. Estava lindo, acreditem! As nuvens tinham formas e feitios.
As árvores vazias é um facto. Sem folhas e sem flores. Apenas ramos despidos ... mas todos eles, lindos.
O mar estava agitado... mas cheio de vida!! A relva, molhada brilhava um vede escuro acastanhado.
O cheiro a fresco e puro rodeava-me.
Era sem dúvida um cenário que só mesmo vivido é que se sabia apreciar.
Comparei aquele momento a um dia de Verão e pensei nas imensas diferenças que iria encontrar. Mas no entanto, quis acreditar que não haveria de ser melhor. Porquê melhor ?
O Inverno mostra fenómenos naturais incríveis. A chuva despertou-me. O vento limpou-me as ideias e levou consigo os meus maus pensamentos. O frio tomou conta de mim para perceber que tinha que mudar algo na minha vida. Os pastéis ... aconchegaram-me :)
Tudo o que ali estava era Natural. Era real. Era bonito. Era a chegada do Inverno.
Custou-me sair dali. Criei uma proximidade com aquele frio que no final acabou por se tornar caloroso...
Há quem diga que adora o Inverno para ficar em casa, enrolado na manta, ao pé da lareira a beber um chocolate quente ... e etc etc etc ...!! Mas porquê ?? O Inverno impede-nos de sair de casa? Sim, limita-nos algumas saídas e passeios, mas porque razão ele é visto como uma estação chata e aborrecida , feia e fria ?
Chego à conclusão que é tudo uma questão de pré-disposição. A forma como encaramos as coisas. A forma como queremos que o nosso dia seja.
Eu, convenci-me que hoje não ia ficar chateada. Convenci-me que ía sorrir como se estivesse a ver o Sol mas ... neste caso, sorri quando a chuva me tocou.
Há tanta coisa possível para se fazer num dia de Inverno. É só mais um dia mas com chuva que é mágica e frio ... que se quiserem torna-se muito mais quente do que imaginam!!!

Aceitem e apreciem. O Inverno está a chegar!

1 comentário:

- disse...

Espero que o este sentimento que o Outono te despertou te transporte para um Inverno cheio de vida como só esta altura do ano nos pode trazer. Gostei muito, como sempre.

hugo