quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Rotina

Acabaram as férias! Suponho que seja uma má notícia para a maior parte, mas é a realidade.
Chegam os dias caóticos. Com estes dias, vem o trabalho, a confusão, os horários, o stress, o cansaço...! A conhecida Rotina, que acaba por ser de tal forma aborrecida, pois simplificando, os dias são sempre os mesmos, correm sempre da mesma forma, a vida torna-se repetida.
Será mesmo assim?
Quem nunca pensou em quebrar a rotina? Quebrar de uma forte maneira!
Todos os dias acordamos à mesma hora, tomamos o nosso banho, tomamos o nosso pequeno-almoço, corremos para o trabalho, exercemos as nossas tarefas, almoçamos provavelmente no mesmo sítio, com as mesmas pessoas, olhamos para o relógio e corremos para o trabalho para preencher a tarde, para que mais tarde chegue a hora de saída, para irmos a correr para casa, fazer o jantar, quem sabe ver um pouco de televisão, e ir dormir, para depois, horas a seguir, acordarmos, tomarmos o nosso banho, o nosso pequeno almoço, corrermos para o trabalho, exercermos as nossas tarefas, almoçarmos no mesmo sítio do dia anterior, com as mesmas pessoas, voltarmos a olhar para o relógio, e corrermos mais uma vez para o trabalho, para voltar a preencher a tarde, para mais tarde irmos a correr para casa, fazer o jantar, vermos o mesmo programa do dia anterior, e claro... ir dormir, para mais tarde... acordarmos e fazermos tal e qual o mesmo.
Terá que ser mesmo assim ? A rotina, para muitos desanima, desmotiva...
Os dias não terão que ser sempre assim. É possível mudarmos isso. Porque não começamos a deixar de utilizar a rotina como culpada dos nossos "tristes" dias? Os nossos dias somos nós que os fazemos. A rotina não é a mãe das nossas chatices, nem dos nossos problemas.
No entanto, esta não deixa de ser um factor que nos possa ajudar a ter forças para nos levantarmos todos os dias de manhã.
Nas férias, ao recordarmos os dias terríveis que temos ao longo do ano, estamos precisamente a recordar a rotina que tanto criticamos e que perdemos durante um mês. É isso que nos faz sentir vivos!!!
Mas, podemos criar um novo desafio. Fazer de cada dia, um dia ... diferente.
Podemos pôr o despertador duas horas mais cedo e ter tempo para escolhermos uma roupa especial e irmos a pé para o trabalho, ou escolhermos outro transporte.
Ao longo do dia, podemos escolher uma música para que fique na nossa cabeça e que nos entretenha a trabalhar. Podemos levar um almoço de casa e almoçar perto do trabalho convidando um/uma amigo(a). À tarde, continuamos a nossa tarefa pensando que ao final do dia ainda vamos ter uma caminhada pela frente, vamos ver pessoas diferentes e ter a oportunidade de apreciar melhor a cidade. À noite, dedicar um bocadinho mais de tempo à cozinha e fazer um prato especial. Pôr a música que escolhemos e pô-la a tocar bem alto para mais tarde chegarmos à cama e podermos pensar que amanhã irá ser um dia diferente.
A rotina pode e deve ser quebrada.
Aquilo que fazemos dos nossos dias, tem um forte impacto na nossa maneira de ser. É isso que cria a dimensão das nossas vidas. A rotina... somos nós que a fazemos.
De uma coisa tenho a certeza: ao quebrarmos a nossa rotina, tornamo-nos diferentes. Damos à luz uma nova vida e assim conseguimos matar saudades das antigas lembranças que pareciam infinitas. Quando quebramos as rotinas, temos um gosto especial nesse acto, porque sentimos a mudança a crescer mas... é esse mesmo gosto que nos leva a mais tarde, a ter saudades da rotina que quebrámos. E assim, a rotina não pára...

Até amanhã.

2 comentários:

Mariana disse...

Até mesmo quem diz que não gosta de rotina, e afirma que a quebra sempre, vive na rotina na rotina de quebrar a rotina sem se aperceber disso. Cabe a nós encará-la da melhor forma, aproveitando as diferenças do dia-a-dia por mt que este parece demasiado igual ao anterior, há sempre algo diferente temos é que querer descobri-lo.
P.s: n devia comentar o teu blog ja que o meu ainda n comentaste :P bjao miga (mariana)

Mariana disse...

* n e parece, é seja. lol *