Quem nunca ouviu falar no regresso às aulas? Quem nunca sentiu a ânisa de comprar o material escolar para um novo ano lectivo? As folhas limpas dos cadernos, o cheiro dos lápis de carvão, as mochilas de todas as cores e feitios...
Muita gente! Afinal, hoje em dia, o acesso à escola não é para todos, e nem todos querem participar de forma activa em âmbitos escolares.
Existe a ideia de que é extremamente importante termos uma escolaridade completa, adquirirmos conhecimentos sobre variadíssimas coisas. As contas, as línguas, as ciências, as artes plásticas, a geografia e a física-quimica...para depois sermos uns verdadeiros doutores!!! Porque se não estudarmos, não somos ninguém. Porque se não estudarmos vamos ser uns falhados! Será?
Ensinam-nos na escola a forma como o nosso país evoluiu, ensinam-nos na escola a fazer contas de cabeça para quando formos às compras, não sermos enganados, ensinam-nos na escola a pintar com cores mágicas, ensinam-nos também a dizer os planetas de trás para a frente e claro ... a escola nunca se esquece de nos dizer que devemos estudar e fazer os trabalhos de casa, porque, caso contrário ... não passamos para o ano seguinte!
Estamos no ano 2009, século XXI. Cada vez mais, a taxa de desemprego é mais alta, cada vez há mais pobreza. Onde estão afinal os doutores que decoraram quanto era 8x7?
A educação, conceito que tem vindo a sofrer fortes mudanças, não é algo que seja oferecido às pessoas.
Crianças e jovens desistem da escolaridade, por se sentirem rejeitadas e com falta de auto-estima. Qual é o problema afinal?! É dos chamados "preguiçosos"? É dos professores que ganham uma miséria e descontam nos alunos? Ou será das próprias escolas que se esqueceram do que é realmente a arte de ensinar?
Hoje em dia, educação nas escolas é sinónimo de conhecimento. Educar é dar conhecimento! Mas a verdade é que fazendo uma retrospectiva da educação que me foi dada na escola, percebo que não é isso que importa. Isso não é o mais importante!
O mais importante é a sabedoria, que se transforma em conhecimento aplicado ao longo da vida.
Na escola, dizem às crianças o que pensar e não como pensar! Não lhes criam desafios e não as soltam por si só! Não lhes dizem o que saber ou o que é verdadeiro mas como chegar à sua própria verdade.
As crianças perderam o hábito de raciocionar, de terem o seu próprio pensamento lógico.
Hoje, as crianças têm já a priori um sistema educativo baseado no desenvolvimento de memórias e não no desenvolvimento de capacidades, por elas próprias! São ensinadas a recordar factos e ficções estabelecidas pela sociedade.
Não seria mais correcto a escola dar a conhecer às crianças a descobrirem (e a criarem) as suas próprias verdades?
Aquilo que as escolas nos fazem , é conduzir-nos a um mundo direccionado à ignorância!!!
Educação Sexual é necessário. Não é vergonha nem tabu. Talvez assim o número de mães adolescentes diminuísse...
Honestidade e responsabilidade - valores que deviam ser transmitidos!
Diversidade e consciência, tolerância, relações baseadas em amor, auto-criação ...
Esqueçam que os doutores são aqueles que sabem a fórmula matemática! Doutores são aqueles que experenciam por si próprios. Doutores são aqueles que vivem à sua maneira.
O que se passa com as escolas ? O que se passa dentro das salas de aulas? Não são elas que preparam as próximas gerações?
Um homem que não pensa por si próprio ... simplesmente, não pensa ...
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
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