sexta-feira, 24 de julho de 2009

Saí para fora mas fiquei cá dentro

Mês de Julho. Felizmente ou infelizmente estou de férias, depende da perspectiva. Estou no centro da cidade e apesar de tudo, continuo a adorar a confusão! Adoro o movimento e a pressa que dá vida à cidade. Procuro por praia e procuro ficar sempre perto do sol. No entanto ... tenciono fazer uma viagem. Gosto sempre de variar nas férias à procura de novos lugares. Para onde ir ? Europa ? Países tropicais ? Decido que vou ficar por Portugal.
Lembro-me dos tempos em que anunciavam a importância de viajar pelo país e conhecer sítios pelo Norte a Sul. A tal expressão de " saia para fora, cá dentro ".
Pensei no Algarve, aquelas praias que por mais que falem da confusão, não deixam de ser óptimas, o calor do Alentejo e a maravilhosa comida. Mas precisava urgentemente de mudar. De variar. Precisava de cores, harmonia, luz e essencialmente paz. Já que queria mudar, e para sair da cidade, precisava mesmo de algo muito diferente.
Fiz a mala, com boas preparações, comida, roupa quente, peguei na lanterna, na tenda, no mapa, e claro, na máquia fotográfica, para mais tarde recordar ...
A primeira paragem foi em Coimbra, que me acolheu com um sol brilhante e quente. Cidade maravilhosa! Mas não era aquilo que procurava. Continuei a subir, optando por ir pelas estradas nacionais, de forma a conhecer as pequenas aldeias e vilas que estruturam o nosso Portugal.
Fiquei perto da Serra da Estrela onde me senti tão perto do céu ... parecia que tocava nas nuvens. O fresco de lá era permanente ... mas acima de tudo, puro! Experimentei o pão do padeiro e fiquei maravilhada. Olhei os animais como membros daquelas aldeias e continuei a subir. Conheci locais cheios de rios e lagoas, casas e casinhas, flores e árvores nunca vistas. Quando dei por mim estava na Serra do Gerês. Não me interpretem mal ... mas perguntei a mim mesma: " Estou em Portugal ??? " Sim .. estava! Portugal no seu melhor. Respirava um ar, que nunca tinha experimentado, era rodeada por verde e mais verde, uma energia brutal, as pessoas bastante amáveis. Não quis acreditar na tamanha beleza que estava à minha frente. Lamentei-me não ter conhecido aquele sítio mais cedo mas pensei .. nunca é tarde! Subi a serra do gerês onde bebi a melhor água até hoje. Sentei-me no miradouro e por lá fiquei de olhos fechados a sentir todas as boas vibrações que ali estavam.
Pela noite, ficava perto do fugareiro onde aquecia as mãos e olhava as estrelas que pareciam falar comigo. Ali .. tudo era diferente. Confusão, não havia. Movimento... apenas o barulho dos grilos que cantavam pela noite fora.
Despedi-me daquele maravilhoso sítio e fui até ao Norte puro de Portugal - Minho, fronteira com Espanha. Aldeias encantadoras. Casas de pedra tão fortes mas ao mesmo tempo acolhedoras.
Arcos de Valdevez, Monção, Melgaço ... alguns dos sítios que visitei e recomendo!
Acampei em Lamas de Mouro, onde todos os dias acordava com os sinos das vacas e bois que me davam os bons dias. Subi a serra da Peneda onde finalmente me senti no céu. Cada passo que dava sentia-me mais alta. Tomei banho nas piscinas naturais e deliciei-me com as flores que me perseguiam.
É difícil ( mas não deveria ser ) descrever exactamente aquilo que vi e senti. Ver as fotografias nunca dá a mesma percepção e o impacto dos sítios em si.
Percebi realmente a importância de viajar pelo país, neste caso, por Portugal. País que "esconde" lugares lindos, cheios de harmonia e luz.
É sem dúvida importante conhecermos lugares de outras nacionalidades e acima de tudo termos contacto com outras culturas mas ... aquilo que é "nosso" e aquilo que é nacional, é sempre bom!
Peguem no mapa, apontem com o dedo no ponto mais pequeno e vão!!! Vejam as paisagens que nem a televisão mostra.
As lembranças que guardo, é que em cada lugar, acumulam-se memórias, tanto nos elementos lá construídos como nas árvores, nas lendas populares e nas suas verdadeiras histórias. Jardins e serras, lagos e rios, árvores raras, paisagens de cortar a respiração!!!
Este ano ... saiam para fora, mas por favor, fiquem cá dentro!!!

Fotografia tirada do miradouro da Serra do Gerês

2 comentários:

MR.V disse...

muito profundo mafaldinha!foi exactamente isso que quis experienciar quando viajei ctg..foi maravilhoso!uma experiencia,a qual, nunca esquecerei e quero tornar a repetir,mas com novos caminhos e destinos e irei melhor preparado..mas tem de ser ctg!sem ti nunca sera a mesma coisa!amei o que escreveste :)

joana disse...

olaa mafalda! é a joana uma das gemeas! Fiquei contente por teres passado as tuas ferias em Portugal, passas-te pela minha terra Arcos de Valdevez. Poucas pessoas sabem que Portugal nao é só Lisboa e como querem mudar de ares vao para o Estrangeiro. Portual tem zonas espectaculares, "tesouros" mesmo. Temos Ibiza, nem Brasil...mas temos as cascatas da Peneda e as praias da Figueira da Foz.
:P

beijinhos