quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Se perguntarem por mim digam que fui à Lua...

"Se fosse um animal gostava de ser um pássaro, para poder voar, voar e voar. Voar cada vez mais alto para onde quisesse."
Vejo os pássaros como os animais mais independentes que extistem. Não me venham falar de gatos, pois esses são independesntes de carinhos e afectos. Pássaros? Querem lá saber disso...
Voam e voam. Olham-nos lá de cima e continuam a voar. Sentem o verdadeiro sentido da palavra Liberdade.
Quem sabe o que isso é? Quem gostaria de saber exactamente o que é ser livre?
A independência é algo que todos deveríamos procurar nas nossas vidas. A dependência nunca foi boa nem nunca fez bem. Precisar de algo para viver... sem contar com as necessidades básicas, é positivo ?
Vamos fechar os olhos e reflectir. O que é ser livre? L-I-V-R-E no sentido da palavra ...
Viver à vontade. Viver sem problemas. Viver sem justificações. Viver sem pensar. Agir! Querer fugir sem saber quando se volta. Falar quando se quer falar. Gritar ... gritar muito alto. Rir até não poder mais. Chorar de raiva e de tristeza. Correr à chuva. Rebolar no relvado. Pegar em pratos de louça e partir. E quantos mais, melhor...
É muito mais do que isso. Ser livre, é saber viver. É tornar os momentos, os pequenos momentos em algo brutalmente mágico. Porque se é livre de o fazer.
A independência vai muito mais além do viver sozinho(a) ou de não precisar do dinheiro dos outos. A independência é sermos nós! A independência é mostrarmos o nosso verdadeiro EU.
O viver de forma livre, ajuda-nos a não nos comprometermos com o futuro. Ajuda-nos a não criar expectativas. E eu sempre fui da opinião que as expectativas eram boas para a nossa vida, mas cada vez mais acredito que não é bem assim.
Por vezes quanto mais se sonha, quanto mais se ambiciona, maior é a queda. E o pior, não é a queda, é a aterragem ...
Se formos livres de todos esses pensamentos e expectativas, podemos voar cada vez mais alto certo? Mas... até que ponto é que ao sermos totalmente livres, ficamos imunes a todo o tipo de responsabilidades ?
Se vivermos apenas por viver, é sinónimo de que somos indiferentes a tudo? Se vivermos ao ritmo do vento somos condenados por não viver com os pés na terra ?
A Liberdade, nunca existiu como valor absoluto. E concordo que nunca nos foi dada como uma totalidade. A liberdade, é ganha. Com o decorrer do tempo, vamos ganhando e não, não tem nada a ver com a idade. É sim algo que se adquere quando se quer!! Quando estamos prontos para assumir a responsabilidade de sermos livres.
No entanto, isto pode ser considerado perigoso. Será que a liberdade dá-nos o direito ou deveria dar-nos o direito de fazermos tudo sobre a nossa livre vontade? A liberdade, a nossa liberdade magoa aqueles que nos rodeiam ?
Se vivermos de uma forma livre ficamos livres de tudo e todos? E aquilo que desejamos poderá ser esquecido?
Questiono-me se algum dia vou sentir o verdadeiro poder de ser livre, porque é de facto um poder, bem como um luxo.
Mas preocupa-me a ideia de me sentir livre de tudo aquilo que andei a construir (peça a peça) ao longo da minha vida. Assusta-me pensar que, deito tudo a perder se viver à minha maneira.
Sendo assim, pergunto: Que tipo de liberdade queremos para as nossas vidas? Liberdade física? Civil? Liberdade de expressão?
Eu falo daquela liberdade moral, aquela capacidade de escolher ou decidir racionalmente quais os actos que queremos praticar. Mas porque é que falei em racional ?
O meu " medo " é que essa liberdade que procuro seja liberta de raciocínio. Liberdade, na íntegra não deveria abranger nenhuma lógica nem raciocínio. Devia ser, sim... livre!
Se não agirmos de forma livre, nunca vamos poder assumir totalmente as consequências dos nossos actos. Mas para quem é que devemos assumir essas mesmas consequências ? Para os outros? Isso não é ser livre.
A liberdade traz consigo o conceito de independência. Mas para eu ser indpendente devo ter responsabilidades. Se eu tiver responsabilidades não sou totalmente livre...

Quero voar. Quero voar muito alto ... quero fugir. Não quero fugir aos problemas. Quero fugir da minha liberdade e ser ainda mais livre.

" Prefiro morrer de pé a viver sempre ajoelhado" - Ernesto "Che" Guevara

2 comentários:

Mariana disse...

Quero voar. Quero voar muito alto ... quero fugir. Não quero fugir aos problemas. Quero fugir da minha liberdade e ser ainda mais livre.

Frase linda, vou por no msn se n te importas!!

Anónimo disse...

o pior da queda é levantar, é ter forças para tal, é curar as feridas da queda e seguir em frente e mais! Ir mais além.

A liberdade está nas mãos da Natureza, porque cada ser vivo depende do outro, se reparares, liberdade só pode ser aplicada de um humano para outro, porque estes são os únicos que mergulham e queimam-se no lazer. A liberdade é na linha do horizonte, podes nunca alcaçar todas as letras, mas quanto mais procuras a liberdade, mais descubertas fazes...